Em se tratando de estratégia, pode-se dizer que a maior parte delas não entregam os resultados desejados pelas empresas, pois falham na execução. Mas porque isto acontece? Diversos estudos voltados ao tema, apontam que dentre os principais motivos estão a falta de entendimento e o engajamento por parte dos colaboradores, bem como a motivação para fazer os objetivos estratégicos acontecerem.

Normalmente, as organizações apenas comunicam o planejamento, sem assegurar que as pessoas realmente tenham compreendido o que foi pensado pelo comitê estratégico, ou ainda, esquecem ou não abordam com a devida importância as etapas seguintes, que tratam da execução e monitoramento, fazendo com que haja dificuldade por parte dos colaboradores em fazer ou saber como fazer a estratégia acontecer. Deste modo, excelentes estratégias acabam mudando muito pouco ou quase nada os resultados da organização, gerando frustração, desperdício de tempo e recursos à empresa, simplesmente por falharem na execução.

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Soluções

Estabelecer o Planejamento Estratégico da organização, definindo os objetivos a serem alcançados e o caminho para chegar lá, de modo colaborativo, levando em consideração o ambiente interno e externo da empresa, determinando o período e como serão alcançados, além de alocar os recursos necessários e realizar o monitoramento para que as metas se concretizem.

O planejamento estratégico deve resultar em vantagem competitiva à empresa, diferenciando-a de seus concorrentes. É importante ressaltar que é determinante que seja algo único e que tenha percepção sob o Foco DO Cliente. Em sua construção, há três momentos muito importantes:

  • Planejamento: Define uma visão de futuro, ou seja, onde a organização quer chegar, considerando as oportunidades e as ameaças do mercado, as forças e as fraquezas da empresa, sendo detalhada em um plano e desdobrada em temas e objetivos estratégicos, que direcionam de forma clara e as ações e iniciativas que devem ser executadas.
  • Tópicos abordados:

  • Ideologia (Missão, Visão e Valores);
  • SWOT (Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas);
  • Posicionamento Estratégico;
  • Temas Estratégicos;
  • Objetivos Estratégicos (BSC);
  • Indicadores e Metas;

  • Execução: Colocar em prática a estratégia definida, desdobrando-a em iniciativas estratégicas, também conhecidas como projetos estratégicos, integrando todos os níveis da organização, alocando recursos necessários e realizando acordos de resultados com todos os envolvidos.
  • Tópicos abordados:

  • Iniciativas Estratégicas (Projetos);
  • Alocação de Recursos;
  • Acordos de Resultados;

  • Monitoramento: Acompanhar a execução das iniciativas estratégicas e os indicadores-chave de performance, definindo ações preventivas e corretivas quando necessário, a fim de garantir o alcance dos objetivos estratégicos e os resultados esperados pela organização.
  • Tópicos abordados:

  • Painel de Bordo;
  • Cerimônias de Acompanhamento.

Promover o alinhamento dos processos aos objetivos estratégicos da organização, por meio da estruturação da Cadeia de Valor, bem como definir os processos que precisam ser estabelecidos e quais as atividades devem ser executadas, a fim de gerar sincronismo organizacional e garantir a entrega dos resultados desejados pela empresa.

Tópicos abordados:

  • Visão Sistêmica da Organização – Cadeia de Valor
  • Mapeamento Macro do Processo – SIPOC
  • Matriz de Responsabilidade – RACI
  • Transformação de Processos de Ponta a Ponta – AS-IS / TO-BE

Desdobrar os objetivos estratégicos da organização, de maneira colaborativa, estabelecendo indicadores e metas e definindo as iniciativas estratégicas, além de alocar os recursos necessários e realizar acordos de resultados com todos os envolvidos. Determinar cerimônias de acompanhamento da execução das iniciativas estratégicas, bem como dos indicadores-chave de performance, definindo ações preventivas ou corretivas quando necessário, a fim de garantir o alcance dos resultados desejados pela empresa.

Tópicos abordados:

  • Objetivos Estratégicos (BSC);
  • Indicadores e Metas;
  • Iniciativas Estratégicas (Projetos);
  • Alocação de Recursos;
  • Acordos de Resultados;
  • Painel de Bordo;
  • Cerimônias de Acompanhamento.

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