É natural que os empresários, em meio às atividades do dia a dia, foquem em tarefas relacionadas ao atendimento ao cliente, como as de vendas ou de entregas de seus produtos e serviços. Também é natural que tenham uma percepção aguçada para saber se o seu negócio está gerando lucro ou prejuízo. Porém, esse foco nas tarefas e a mera percepção quanto ao lucro ou prejuízo da organização, podem levar a empresa a operar a maior parte do tempo com as contas apertadas, muitas vezes no vermelho e a ter que recorrer a empréstimos para cumprir com seus compromissos financeiros, mesmo tendo atingido sua meta de faturamento.

Como isto é possível se a empresa atingiu a meta de faturamento? Ela deveria ser extremamente lucrativa em vez de estar sem recursos para honrar seus compromissos financeiros, certo? A resposta para esta questão está relacionada ao controle dos Ciclos Econômico, Operacional e Financeiro, isto é, como ela negocia e interage com seus clientes e fornecedores.

Na sequência, saiba mais a respeito de cada destes ciclos e como eles podem ajudar a aumentar os resultados da sua empresa.

Ciclo Econômico

É o tempo médio que uma determinada mercadoria permanece no estoque, ou seja, quanto tempo a empresa leva para vender um produto desde a aquisição e o seu faturamento.

Atentar a este ciclo contribui para a otimização dos estoques, uma vez que ao analisar o tempo médio de estocagem de cada mercadoria, é possível saber quais são mais fáceis de vender e quais são mais difíceis. Deste modo, a empresa tem subsídios claros e objetivos para estabelecer diretrizes quanto a melhor composição do seu estoque, obtendo assim melhores resultados.

Ciclo Operacional

É o intervalo de tempo médio que vai desde a aquisição da mercadoria até o recebimento do pagamento pela venda. Para calcular este ciclo, basta somar ao Ciclo Econômico, o tempo médio de recebimento dos pagamentos, ou seja, PMR – Prazo Médio de Recebimento, que vai desde o momento de venda até a empresa receber o pagamento do cliente.

Ciclo Financeiro

É o tempo médio que vai desde o momento do pagamento ao fornecedor até o recebimento do pagamento do cliente. Na prática ele corresponde ao intervalo de tempo médio que inicia com saída de dinheiro para pagar o fornecedor até o momento em que o dinheiro retorna ao caixa da empresa com o pagamento da venda pelo cliente.

O controle deste ciclo é de suma importância para a organização, pois quanto menor for o seu tempo médio, melhor será o desempenho do fluxo de caixa, ou seja, irá diminuir a necessidade de uso de capital da empresa ou de terceiros para financiar as atividades da empresa.

Concluindo

Em resumo, toda empresa tem o objetivo de aumentar os resultados e ter um ótimo grau de liquidez, e para que isto aconteça, é fundamental realizar uma excelente gestão financeira, que contemple soluções para manter os ciclos econômico, operacional e financeiro com os menores tempos possíveis. Com isto, a organização terá um bom prazo de pagamento à fornecedores, giro de estoque e prazo de recebimento de clientes, bem como um fluxo de caixa positivo e que assegure que todos os compromissos financeiros sejam horados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *